Darth Plagueis

darth-plagueis

Título Original: Darth Plagueis

País de Origem: EUA

Autor: James Luceno

Data de Publicação: 10 de janeiro de 2012

Gênero: Ficção científica

Darth Plagueis, o Sábio, é um dos mais poderosos Lordes Sith que jamais existiu. O seu aprendiz não foi outro do que o próprio Palpatine, Darth Sidious, Imperador. Foram os seus planos que permitiram que o Grande Plano dos Sith finalmente fosse concluído, e, sob a sua supervisão, os últimos passos antes da derrocada da República e dos Jedi foram planejados e cumpridos.

Passando por trinta e cinco anos de história do universo Star Wars, Darth Plagueis traz a história de Hego Damask, Darth Plagueis dos Sith, desde quando eliminou o seu Mestre, Darth Tenebrous, até a sua própria morte nas mãos de Darth Sidious, como era esperado pela Regra de Dois instituída por Darth Bane séculos antes.

A trama explora o avanço da trama sombria dos Sith pela galáxia, e muitos mistérios do Episódio I são revelados aos poucos, dando uma nova aparência para o filme para aqueles que terminam a leitura. Vemos também o surgimento de Palpatine, de início um garoto rebelde do planeta Naboo que se tornaria o maior vilão que a galáxia já viu, e como o seu poder se desenvolveu sob os cuidados de um Mestre exigente e duro, mas que recompensava os sucessos.

Testemunhamos os golpes escondidos dos Sith contra a Ordem Jedi, que enfraquece a cada dia diante do poder do lado negro, e como Plagueis e Sidious manipulam toda a esfera política galáctica para instaurar o caos que culminaria com as Guerras Clônicas e a ascensão do Império. Personagens conhecidos começam a surgir com o decorrer da história, assim como localidades que ficaram gravadas nas mentes dos fãs.

Por fim, Plagueis consegue desvendar até mesmo os mistérios da vida e da morte, com um domínio sem igual da Força e dos próprios midi-chlorians. O poder do Lorde Negro apenas aumenta, e suas mãos vão se aproximando cada vez do poder absoluto, como Bane havia previsto há mil anos. A galáxia será lavada em uma devastação sem iguais na história, para ser reconstruída em uma nova ordem, com os dois Sith, aprendiz e Mestre, no comando.


Darth Plagueis é uma história impressionante, mas que infelizmente não é mais parte do universo canônico de Star Wars, tendo caído na categoria Legends junto com tantas outras obras-primas. Apresentando a história de Plagueis, cujo nome é citado durante A Vingança dos Sith como um dos mais poderosos Sith da história, desvendamos muito do universo antes da trilogia nova (I, II e III). Vários contos curtos exploram partes que são citadas no livro, mas é possível ter uma ideia geral dos acontecimentos por trás dos panos que moldaram a galáxia dos filmes.

Plagueis é uma mente estrategista brilhante, e ele ensina isso ao seu aprendiz, que se torna um dos expoentes do Senado, como já é sabido pelos filmes. Um Muun, ele tem uma vasta riqueza acumulada de negócios escusos, e vemos a trama de alianças e de conflitos que os Sith criaram através dos séculos, trama essa que, junto com a fortuna de todos os Darths anteriores, transformou a República em um sistema corrupto e com grandes falhas. Esses problemas que instigariam, com a manipulação escondida dos dois Sith, ao surgimento dos Separatistas, como mostrado em Ataque dos Clones.

Uma história fantástica para qualquer fã de Star Wars, ainda tem o seu peso mesmo não sendo mais parte do universo oficial. As mentes dos leitores passam por caminhos distorcidos e surpreendentes enquanto desbravam a maleficência dos Sith e daqueles que os servem, tudo culminando com a vitória total.




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *