De Volta para o Futuro

De Volta para o Futuro

Título Original: Back to the Future

Duração: 116 minutos

Ano de Lançamento: 1985

Diretor: Robert Zemeckis

País: Estados Unidos

Marty McFly (Michael J. Fox) é um adolescente comum da cidadezinha de Hill Valley, Califórnia. Ele é amigo do Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd), um cientista que faz dúzias de experimentos particulares, e namorado de Jennifer Parker (Claudia Wells). Sua vida é comum, com os seus pais George (Crispin Glover) e Lorraine McFly (Lea Thompson) trabalhando em empregos de baixa renda, e os três filhos (Marty e seus irmãos) ainda morando com eles.

Tudo isso muda quando o Dr. Brown solicita a ajuda de Marty com uma experiência noturna, a qual é revelada como uma máquina do tempo montada em um DeLorean. O primeiro viajante do tempo é Einstein, o cachorro do Dr., e, para a surpresa de Marty e a felicidade do cientista, o experimento funciona.

Infelizmente o combustível do capacitor de fluxo, o dispositivo que possibilita a viagem no tempo, é plutônio, o qual o Dr. Brown havia roubado de terroristas líbios, os quais aparecem e atacam a dupla. O doutor é fuzilado, e Marty escapa com o DeLorean, por acidente acionando o capacitor de fluxo que, quando o carro atinge 88 milhas por hora (140 k/h) transporta Marty para o passado, para Hill Valley no ano de 1955, viagem a qual esgota o plutônio do veículo, deixando o adolescente preso no passado.

Marty então vai em busca do Dr. Brown de 1955, para pedir ajuda para voltar de volta para o futuro, mas nada é tão simples, pois a presença de Marty acaba alterando eventos importantíssimos para o futuro, de forma que agora ele precisa consertar todo o tempo para garantir que haverá um futuro para onde voltar, e também tentar fazer os acontecimentos desenrolarem como deveriam, para que os seus pais fiquem juntos e ele nasça.

De Volta para o Futuro é um filme icônico para o mundo, por ser um marco histórico na ficção científica. Diferente do padrão das histórias de viagem no tempo, na qual o personagem se envolvia em grandes eventos históricos, Marty se vê envolvido apenas na história da cidade e da sua própria família, nada que alteraria drasticamente o futuro da humanidade, mas que seria importantíssimo para ele mesmo.

As cenas de ciência se misturam com um grande toque de comédia que torna o filme muito mais agradável para todas as faixas etárias, e os roteiristas inserem diversas citações ao próprio filme que mostram como tudo foi planejado com perfeição (o shopping center onde eles testam o DeLorean no estacionamento se chamava Twin Pines; quando Marty destrói um dos pinheiros no passado, no futuro o shopping passa a ter o nome Lone Pine, como mostrado no final do filme).

O final do filme, que ficou de gancho para a sequência, não havia sido planejado para interligar a um segundo filme, e apenas para mostrar que a história do DeLorean não acabaria ali, porém, com o fenomenal sucesso, não demorou para solicitarem uma continuação da história, que logo se tornou uma das maiores trilogias de todos os tempos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *