O que é um ano-luz?

ano-luz

Os fãs de ficção científica, como Jornada nas Estrelas e Star Wars, com certeza, em um momento ou outro, já se deparou com o termo ano-luz. Mas o que seria isso?

O ano-luz é uma unidade de medida astronômica, empregada para calcular distâncias do universo, como de uma estrela para a outra. Meros quilômetros não são suficientes para calcular essas distâncias galácticas, e assim surgiu essa unidade adequada para tal ambiente vastíssimo.

O cálculo do ano-luz é simples: 300.000 quilômetros por segundo (representando a velocidade da luz no vácuo) vezes 01 ano, totalizando 9.460.800.000.000 quilômetros. Essa é a distância do ano-luz em quilômetros, um número quase inimaginável para as mentes comuns.

Outra curiosidade é que a luz das estrelas que vemos no céu noturno é na verdade uma visão do passado. A estrela Sirius, por exemplo, está a 1,5 mil anos-luz da Terra, ou seja, estamos vendo a luz que foi emitida por ela há 1,5 mil anos, e não o que ela está emitindo no exato instante da noite. É muito provável também que várias estrelas que vemos no céu já não existem, passando para os estágios futuros das estrelas, e que muitas outras surgiram, mas não estão visíveis ainda por causa da distância. Isso com certeza muda a sua visão das estrelas no céu, saber que estamos observando uma miríade de imagens do passado.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *