Para que serve o toque dos cinco segundos?

Inúmeras vezes em nossas vidas, enquanto assistíamos televisão, nós assistimos ao toque de cinco segundos do sinal aberto: uma contagem regressiva e cinco apitos sem uma explicação clara para que ele serve. A razão para isso, na verdade, é muito simples.

A televisão aberta possui canais nacionais e regionais, que passam as programações durante o dia todo para o público. Acontece que, de vez em quando, há um programa que é de alcance nacional, com todos os canais vinculados à emissora passando a mesma coisa (por exemplo, um discurso político), de modo que é preciso algum modo de todas as dúzias de canais estarem acertados até os menores segundos.

O toque de cinco segundos é o sinal de que a transmissão nacional está começando, sendo o tempo para todos os canais estarem prontos para repassarem o programa simultaneamente ao país todo, sendo como uma contagem regressiva antes da largada de uma corrida.

Então, quando esse toque aparecer na televisão, você já sabe que toda a audiência do canal está assistindo a mesma coisa em todo o Brasil ao mesmo tempo.




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *