Quantas folhas de papel se faz com uma árvore?

Árvore

Nós usamos papel constantemente em nosso dia-a-dia. Seja para escrever algo ou para imprimir, ele sempre está presente, por mais que a tecnologia avance para melhorar as rotinas e processos. Mas você sabe quantas árvores são necessárias para fazer essa folha de papel que está em suas mãos?

Para efeitos de explicação vamos considerar a folha de sulfite A4 comum, com 75 g/m² de gramatura.

A árvore mais comumente usada nessa indústria é o eucalipto. Ele consegue oferecer 20 resmas por árvore, na média (obs: resma é o coletivo para 500 folhas de papel), da A4 comum.

Então, fazendo uma matemática bem rápida, vemos que a média é de 10.000 folhas de papel por eucalipto, lembrando que os valores podem variar extremamente de acordo com o tipo e tamanho da árvore.

No entanto, são necessários 15 anos para uma árvore chegar ao ponto certo para ser cortada e industrializada em papel, além dos mais diversos usos para a madeira, e os desmatamentos agressivos estão destruindo esse recurso natural tão abundante.

Assim, reciclar e reaproveitar são as melhores saídas para essa situação, pois nós somos 7 bilhões, mas o planeta é um só. Não vamos destruir o nosso mundo por causa de ganância, e sim vamos protegê-lo para as gerações futuras. Pense verde.

2 comentários a “Quantas folhas de papel se faz com uma árvore?”

  1. Olá, por favor, você poderia compartilhar a fonte de onde você tirou esse cálculo de quantidade de árvores necessárias para produzir papéis?
    Obrigada

    1. Oi Sandra, tudo bem?

      Esse é um cálculo padrão que encontramos em quase todas as notícias e artigos sobre o assunto, usando um padrão médio da indústria que, como qualquer coisa, pode variar de acordo com a situação.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *